segunda-feira, 2 de março de 2009

Esquecer, Desculpar e Perdoar



Caminhando pela Blogosfera, me deparei com uma bem elucidativa sinapse sobre o arrependimento, em “Força na Peruca”. E isso me fez pensar no outro lado da moeda... o magoado.

Desculpar, Esquecer e Perdoar são níveis, talvez, do mesmo sentimento. Na situação pós-mágoa, sentimo-nos compelidos a vingar nosso orgulho, chorar as amarguras, e bater na cara da vida questionando “por que?”. A dor é tamanha que nos faz pensar sobre as injustiças, sobre merecimentos e nos conecta ao que há de mais primitivo nos sentimentos: tristeza, raiva e angústia.

Quem esquece uma mágoa corre o risco de ser lembrado dela, anos mais tarde, talvez. Esquecer é o mesmo que fugir, não resolver. É como tapar um machucado com pomada curativa e deixar que a pele se feche outra vez... mas e as feridas internas? Hora ou outra irão romper a superfície, e nos fazer chorar outra vez.

Desculpar não é perdoar. Por mais que um possa se confundir com o outro, e as desculpas são o mesmo que esquecer, a diferença consiste em que “desculpar” é como colocar a mágoa de lado... mas à vista. É aquele vasinho de cacto na mesa que vez ou outra nos espeta. E nos faz chorar outra vez.

Perdoar é sublime. Perdoar é superior. É resolver a mágoa e acreditar no arrependimento daquele(a) que nos magoou. É ver a sinceridade do sofrimento estampada nos olhos do outro, e querer fazê-lo parar. É nunca mais lembrar-se da mágoa, como se ela nunca tivesse existido, simplesmente porque deixou de existir.

E se tudo tem que chegar a esse ponto para que surja o perdão... Perdoar não é “vingar-se” então?

Um comentário:

Cáh disse...

é!Talvez seja.. aliás... acho que negar o perdão é oq eu mais machuca... quando vc sabe que esta dizendo a verdade pra quem está magoado.... e ele insiste em continuar magoado sem saber que nem tem motivos... e vc fica pior ainda.. por ver a mágoa dele, e estar sofrendo por não conseguir mudar isto...